-
Arquitetos: OODA
- Área: 12000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Torre 15 é uma operação urbanística e paisagística em Leça da Palmeira atenta ao diálogo com os tecidos orgânicos reminiscentes de uma ruralidade herdada e assimilada pela urbe. O lote está inserido num Loteamento do Arq. Pedro Ramalho e prevê um espaço público que invade o piso térreo com uma frente urbana de usos comerciais, públicos e lúdicos para os visitantes e residentes.
Inspirada na repetição observada nos contentores no Porto de Leixões, a fachada é composta por seis nós modulares, que permitem adaptar o desenho a diferentes utilizações. Embora sejam compostas pelos mesmos elementos, as fachadas são todas diferentes consoante a exposição solar e as vistas que oferece.
A composição regular é, simultaneamente, dinâmica - uma estrutura única marcada pela ortogonalidade ostensiva e uma tridimensionalidade compositiva virtuosas que se transformam com o jogo de sombras da luz do dia.
A ideia de repetição e ascensão é exacerbada ao limite e permite um sistema construtivo de fachada simples, com vãos pequenos inseridos numa lógica de economia de escala. Uma estratégia combinada que garante uma solução económica e, simultaneamente, icónica, revelando- se um ponto chave no sucesso comercial do edifício.
No interior da torre, apartamentos de um a três quartos compõem um jogo de tipologias variado e combinado para que tenha diversidade nos agregados familiares. E, na cobertura, os elementos da fachada desfragmentam-se em grandes contrafortes que organizam quatro duplex em todo o perímetro.